Bem-vindos colegas! Este é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso. Um espaço reservado para ideias, reflexões e sugestões. Nosso tema é "Educação e Diversidade". Esperamos poder compartilhar com vocês muitas ideias sobre o tema e poder aprender muito também. Vamos enriquecer nossa prática pedagógica e investir nos nossos alunos!! Afinal somente investindo na Educação que almejamos um mundo melhor!!

'ENQUANTO SERES HUMANOS' ... Uma reflexão...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

De cada um, o direito de todos, por Paulo Kroeff

Ou somos a favor dos direitos de todos, ou corremos o risco de, em algum momento, perdermos o direito que considerávamos seguro. A defesa dos direitos é o barco comum que mantemos navegando ou a tumba afundada que compartilharemos.
O Estado do Rio Grande do Sul tem oito conselhos que defendem os direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso, dos Povos Indígenas, da Pessoa com Deficiência, da Mulher, da Segurança Alimentar, da Comunidade Negra, do Consumidor. Por que tantos conselhos de defesa de direitos? Porque a batalha pelos direitos estava ficando desigual e corríamos o risco de perdê-la.

Precisamos tornar comum uma cultura arraigada de defesa dos direitos de todas as pessoas. Nosso pior inimigo é a insensibilidade, a despreocupação pelo que ocorre com o outro, o individualismo exagerado, a apatia, a descrença na possibilidade de mudanças e, principalmente, a aceitação da crença egoísta de que se pode defender o direito individual sem precisar lutar pelos direitos do outros que nos são próximos. Cada vez que não sentimos indignação quando uma criança ou um adolescente tem seu direito desrespeitado – o filho de alguém, que merece o mesmo cuidado que queremos para nosso filho; cada vez que não sentimos vergonha quando uma mulher ou um idoso são de alguma forma maltratados – aquela que é semelhante à nossa mãe, ao nosso avô; cada vez que ignoramos a discriminação que sofre a pessoa com cultura que se diferencia da nossa – o índio; sempre que somos preconceituosos e dificultamos ou impedimos a plena inclusão social – do negro ou da pessoa com deficiência; ou toda vez que negamos a alguém o direito de se alimentar condignamente, ou aceitamos sem veementes protestos os abusos que se cometem contra os consumidores que somos todos nós, estamos contribuindo para a derrota final da defesa dos direitos de todos.

Criam-se artifícios legais, como a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, para assinalar as barreiras a superar para a plena integração, com dignidade, das pessoas com deficiência em nossa sociedade. O risco que se corre com essas semanas é de que, ao final delas, as boas intenções sejam esquecidas.

Trabalhemos, pois, para incorporar definitivamente a mudança em nossas atitudes e ações, a partir da crença de que todos têm direitos, sem nenhuma exceção. Uma sociedade verdadeiramente justa é aquela que defende e cultua intransigentemente o direito de todos. Cada um de nós tem a sua parcela intransferível de responsabilidade para alcançar este estágio de grandeza ética, no qual poderíamos eliminar todos os conselhos de direitos, pois eles seriam redundantes.


Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Um comentário:

  1. Quando falamos em educação para todos, estamos nos nos referindo a todos mesmo, sem distinção de etnia, sexo, idade, condição social, deficiência ou qualquer outra situação; porém, significa também que cada um, seja singularmente respeitado, com garantia de igualdade, quer no acesso ou resultados.

    ResponderExcluir