Bem-vindos colegas! Este é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso. Um espaço reservado para ideias, reflexões e sugestões. Nosso tema é "Educação e Diversidade". Esperamos poder compartilhar com vocês muitas ideias sobre o tema e poder aprender muito também. Vamos enriquecer nossa prática pedagógica e investir nos nossos alunos!! Afinal somente investindo na Educação que almejamos um mundo melhor!!

'ENQUANTO SERES HUMANOS' ... Uma reflexão...

quinta-feira, 18 de março de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ATITUDES E AÇÕES DOCENTES POSSÍVEIS

Mais do que criar condições para os alunos especiais, a inclusão é um desafio que implica mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante dos alunos, na filosofia, etc. Temos como comunidade escolar a incumbência de valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade sem nenhum tipo de distinção.
Nunca o tema da inclusão de portadores de necessidades especiais esteve tão presente no dia a dia da educação. Cada vez mais os professores estão percebendo que as diferenças não só devem ser aceitas, mas também acolhidas como ponto importante para montar ou completar o cenário escolar. Para a escola cabe não somente acolher a matrícula dessas crianças, visto que, isso nada mais é do que cumprir a lei.
O que realmente é necessário e obrigatório para a escola é oferecer serviços complementares, adotar práticas criativas na sala de aula, adaptar o projeto pedagógico, rever posturas e construir uma nova filosofia educativa. Essa mudança não é simples. Na verdade ainda é difícil encontrar professores que afirmem estar preparados para receber em classe um estudante com necessidades especiais.
A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante. Cabe a direção buscar orientação e suporte das associações de assistência e das autoridades médicas e educacionais, sempre que for solicitada a matrícula de um aluno portador de necessidades educacionais especiais. Pedagogicamente a construção dessa autonomia para atender esses alunos, implica transformar a escola, no que diz respeito ao currículo, a avaliação e principalmente, as atitudes.
Aos professores, parte fundamental nessa construção faz-se necessário refletir e aprender a conviver com as diferenças. Sempre que somos apresentados a alguma novidade sentimos um pouco de medo. Pensamos: Será que isso é bom ou ruim? Sentimos esse estranhamento em tudo. Que ninguém é igual a ninguém já sabemos, mas como lidar com a diferença de cada um? A resposta é: encarando. Como vamos saber que chocolate é gostoso se nunca o provarmos ou que um aluno portador de deficiência é capaz se não abrirmos espaço para ele? Temos que vencer o preconceito e o medo e buscarmos a devida capacitação para exercer com excelência esse trabalho. O resultado dessa inclusão, isto é, a união dessas crianças no mesmo ambiente, na mesma classe, só traz bons efeitos para os dois lados.
Na educação inclusiva não se espera que o aluno com deficiência se adapte à escola, mas que a escola como um todo se transforme de forma a possibilitar a inserção desse aluno em seu ambiente. A escola é também um lugar do cuidado, da atenção, do tomar conta. E esse tomar conta exige um compromisso individual do professor com cada aprendiz, um compromisso que garanta o diálogo com todos os diferentes. Uma pedagogia das diferenças é uma pedagogia construtiva que busca a interação, a variedade, a riqueza da diversidade que faz parte da natureza humana.

3 comentários:

  1. queria referenciar este texto, que achei maravilhoso, mas não tenho o nome completo das autoras!

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  2. Obrigada !sempre vou preciso de ajudas de todos vocês ...

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  3. amei o blog, queremos executar um projeto assim no colegio particular zona norte sp, parabens pelo projeto, bela iniciativa que tiveram!

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