Bem-vindos colegas! Este é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso. Um espaço reservado para ideias, reflexões e sugestões. Nosso tema é "Educação e Diversidade". Esperamos poder compartilhar com vocês muitas ideias sobre o tema e poder aprender muito também. Vamos enriquecer nossa prática pedagógica e investir nos nossos alunos!! Afinal somente investindo na Educação que almejamos um mundo melhor!!

'ENQUANTO SERES HUMANOS' ... Uma reflexão...

quarta-feira, 3 de março de 2010

ENTREVISTA COM PEDRO DEMO SOBRE EDUCAÇÃO... VALE A PENA ASSISTIR

2 comentários:

  1. Pedro Demo, PHD em Sociologia enfatiza o papel do professor como primordial ao processo de ensino e aprendizagem. Para ele, o professor enquanto peça chave deste processo, deve ser criativo, crítico, deve ter autonomia para produzir conhecimento próprio para realizar um ensino de qualidade.
    Deixa bem claro o aperfeiçoamento do professor através de estudos, pesquisas, buscas, sem esquecer-se de mencionar as novas tecnologias como sendo indispensáveis neste percurso de buscas e conquistas.
    O papel do professor em sala de aula é muito mais complexo e fundamental do que podemos imaginar.
    Cabe a ele ser modelo de comportamento e exemplo para seus alunos que neles se espelham, a eles dedicam seus mais sinceros pensamentos e ainda com eles se identificam construindo e abstraindo tudo que lhes é oferecido nessa convivência diária e, portanto preciosa.
    Existem vários perfis de professores em sala de aula, mas o modelo ideal deve ser o professor educador, ou seja, aquele que consegue construir.
    O professor tem que ter conhecimento do universo do educando, ter bom senso, proporcionar o desenvolvimento da autonomia de seus alunos, ter entusiasmo e vibração com suas conquistas; ser politicamente participativo; ter opiniões criticas e fundamentalmente que consiga se comunicar com seus alunos em todos os sentidos da palavra.
    Para tanto, mais políticas deveriam ser investidas no aperfeiçoamento destes profissionais, citando sua formação, profissionalização, valorização, suportes necessários para que o mesmo não se desmotive e continue apostando na educação de nossas crianças.
    Frisa bem que no cenário da educação, será preciso repensar e reconstruir o saber escolar e a formação do professor, redimensionando o seu papel. O professor, não mais detentor do saber, necessitará ser mais criativo, além de ter consciência de que se aprende com o aluno e com o mundo, abrigando o preceito filosófico do “prender-se com, apropriar-se junto”.
    Enfim, encerro meu comentário com uma frase muito significativa do mestre Rubem Alves que revela claramente a importância que deve ter nossa escolha pelo caminho da educação.

    “Professor é profissão. Educador é vocação.”

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista, já salvei no meu pc,
    beijos
    Jaque

    ResponderExcluir