Bem-vindos colegas! Este é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso. Um espaço reservado para ideias, reflexões e sugestões. Nosso tema é "Educação e Diversidade". Esperamos poder compartilhar com vocês muitas ideias sobre o tema e poder aprender muito também. Vamos enriquecer nossa prática pedagógica e investir nos nossos alunos!! Afinal somente investindo na Educação que almejamos um mundo melhor!!

'ENQUANTO SERES HUMANOS' ... Uma reflexão...

domingo, 28 de fevereiro de 2010

PRECONCEITO

Qual o conceito de preconceito? O preconceito é bom ou ruim? É possível haver um ser humano, que nunca tenha tido preconceito sobre alguém ou alguma coisa? Por que existe o preconceito?

O preconceito, como o nome já diz, é o conceito antecipadamente de alguém ou alguma coisa que não conhecemos. Sempre que nos deparamos com algo novo, ficamos com um certo receio, na defensiva e isso é comum com todos os seres humanos ou mesmo no mundo animal, este sempre fica desconfiado ao se deparar com algo que ainda não conhece.
Há dois segmentos do preconceito: o preconceito pode ser bom ( benéfico ) à sociedade ou maléfico. O preconceito benéfico é aquele que estabelece a prudência e são baseados em estatísticas reais, ou no instinto humano de autoproteção. Já o preconceito maléfico é constituído nas injustiças, e que são baseados unicamente nas aparências e empatias.
Nós seres humanos somos muitos preconceituosos, e não é só pela cor da pele, mas há preconceito em tudo, como: religião, raça, nacionalidade, opção sexual, classe social, com a mulher, modo de se vestir, quando se antipatiza com alguém por qualquer razão. Isso leva à discriminação que não é outra coisa senão a prática da exclusão. Quem nessa vida já não foi alvo de algum tipo de preconceito? Quem não se lembra de ter rejeitado, algum dia, o comportamento de alguém ou mesmo algo que lhe incomodasse? Todos podemos nos ver aí, mesmo que em esporádicos momentos de nossas vidas.
A discriminação é muito forte em nosso país, e isso já começa no ensino básico com as crianças pequenas, que já excluem seus coleguinhas, seja porque eles são gordos ou pobres e etc.
Vivemos num mundo inibidor de valores e cheios de hipocrisias. Parece até que as pessoas valem mais pelo que têm que por aquilo que são. A beleza física de poucos supera o caráter de muitos. Já não importa aquilo de bom que carregam dentro de si. O dinheiro ganho por alguns, ilicitamente, atinge índices no ibope jamais alcançados pelo mísero salário mínimo, ganho pelo trabalhador, honestamente. Onde está o respeito ao próximo? Os valores hoje em dia, não têm o mesmo peso de antes. É preciso, pararmos de se preocupar com o que os outros pensam e refletir melhor sobre nossas atitudes, usar o nosso bom senso e evitar julgar o próximo pela maneira de se vestir, pela sua religião ou qualquer que seja sua etnia.
Somente a convivência, através de uma atitude comunitária é , talvez a forma mais adequada de se reduzir o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário