Bem-vindos colegas! Este é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso. Um espaço reservado para ideias, reflexões e sugestões. Nosso tema é "Educação e Diversidade". Esperamos poder compartilhar com vocês muitas ideias sobre o tema e poder aprender muito também. Vamos enriquecer nossa prática pedagógica e investir nos nossos alunos!! Afinal somente investindo na Educação que almejamos um mundo melhor!!

'ENQUANTO SERES HUMANOS' ... Uma reflexão...

quarta-feira, 3 de março de 2010

CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR... O PAPEL DA EDUCAÇÃO

Nós, enquanto seres humanos vivemos num constante processo de socialização, abrangendo tanto padrões de comportamentos instintivos, quanto padrões de comportamento social, o que nos permite a nossa reprodução e sobrevivência.
É através desta constante interação social que crescemos enquanto pessoa, conquistamos a nossa cultura, mas não só na linguagem do senso comum, somando um grande número de conhecimentos, e sim, no que é mais válido, aquela resultante do convívio social, que abrange as trocas de conhecimento, as idealizações, crenças, ciências, até mesmo as atividades básicas de qualquer espécie, enfim, a sociabilidade, abrangendo todas as esferas da atividade humana.
A educação é um processo de transmissão de culturas, saberes, conhecimentos; é um processo de socialização que pode ocorrer de maneira informal, no cotidiano, pela família ou pela sociedade ou de maneira formal, com métodos e práticas pedagógicas, com conhecimentos e aspectos culturais científicos, ou seja, na escola.
A escola possui como um de seus principais desafios alcançar o objetivo de educar o indivíduo para o desempenho de sua cidadania e para seu ingresso no mercado de trabalho como mão-de-obra qualificada.
Todavia, seja ela de qual forma for, possui fundamental importância para a formação e desenvolvimento das potencialidades do indivíduo.
A educação possui um papel decisivo no desenvolvimento de uma sociedade, por ser responsável pela transmissão de sua herança cultural e consequentemente pela sua sobrevivência, garantindo-lhe o desenvolvimento dos que dela fazem parte.
Partindo deste pressuposto, reconhecemos a importância da relação entre sociedade e educação e seu entendimento, para nós, profissionais da educação é de suma importância, visto que nos permite enxergar com outros olhos a relação existente entre elas.
Do mesmo modo, para nós, formadores de cidadãos, é imprescindível que tenhamos claros as concepções de educação e sociedade, seu processo educativo, suas relações e estruturas, enfim, todo o processo educativo, para podermos atuar com destreza, capacidade e convicção, de modo a garantir realmente a formação integral de cidadãos e pessoas de bem.
A pobreza impede as pessoas de se educarem e de se desenvolverem. Da mesma forma, a própria educação é ao mesmo tempo, causa e solução de todos os problemas sociais, dentre eles, a pobreza.
E esta disfunção entre sociedade e educação, se não impede, gera um indivíduo incapaz de exercer sua cidadania, de ter conhecimento dos seus direitos, de saber exigi-los diante da sociedade. Primeiramente precisamos definir o que vem a ser realmente o termo cidadania. Sabemos que a cidadania está vinculada aos direitos e deveres dos cidadãos, e isso é bastante complexo, pois em nosso país ainda estamos lutando para assegurar o direito fundamental do indivíduo, que é a vida.
Há, portanto a necessidade de termos um olhar voltado para Educação e nos conscientizarmos de como ela pode converter-se em ferramenta necessária e social, para diminuir as lacunas e disfunções da sociedade.
Concordamos com a importância da cidadania, e utilizamos conceitos em sala de aula para que nossos alunos percebam o quanto é importante a participação da população no desenvolvimento do país.
As consequências finais de um modelo educacional falho ou da falta de educação são sintomas do mau funcionamento de uma sociedade, e conseqüentemente a enorme desigualdade social pertinente ao nosso país.
É por meio da educação que conseguiremos conscientizar o indivíduo a reconhecer e saber exigir seus direitos, deveres e obrigações, exercendo, assim, sua condição de cidadão.
Existe uma relação direta entre educação e política e isso nos permite refletir sobre a necessidade de que as crianças e os adolescentes tenham uma boa formação cidadã e assim saibam reconhecer e exigir seus direitos e cumprir com seus deveres em relação à sociedade.
È necessária uma tomada de posição mais firme e determinada por meio de todas as esferas da sociedade para que o combate à desigualdade social não passe de palavras ao vento que jamais saem do papel. A relação cidadania-educação é fundamental para a tão sonhada construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diante desta situação, cabe à esfera política, pensar sobre sua real função e as conseqüências advindas de suas atuações, melhor dizendo, ter consciência do que estão proporcionando ao desenvolvimento de nosso país.
A nós, educadores, parte responsável pelo desenvolvimento de nossa sociedade, temos a obrigação de reivindicar por melhores condições de vida, intervindo também na formação de nossos educandos, tornando-os verdadeiros cidadãos, através da autonomia, da crítica, do conhecimento, para que possam juntamente a nós, lutar por um Brasil melhor.
Enfim, neste cenário da educação, será preciso repensar e reconstruir o saber escolar e a formação do professor, redimensionando o seu papel. O professor, não mais detentor do saber, necessitará ser mais criativo, além de ter consciência de que se aprende com o aluno e com o mundo, abrigando o preceito filosófico do “prender-se com, apropriar-se junto”.
Quanto à escola, esta deverá ser um espaço de convivência, onde os conflitos sejam trabalhados e enfrentados e não camuflados, de maneira coletiva e interativa, tendo presente que em um grupo de trabalho não basta estar junto, é fundamental sustentar a ação da escola em torno de uma reflexão conjunta, que implica uma análise crítica do trabalho, no sentido de buscar respostas para as dúvidas que nos cercam.
Assim, os objetivos devem ser propostos a fim de contribuir para a aproximação da realidade àquele ideal de homem e de sociedade justa e igualitária, em que os problemas precisam ser removidos, superados e solucionados.

6 comentários:

  1. ... conclui-se que:" É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.
    Kant.

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  2. FRANCISCA DAS CHAGAS BOEGES DA SILVA
    Soltera, brasileira,40 anos
    Rua; Ludgero Alvas Lima N 02 Barro; Perpetuo Socorro
    CEP; 64;34000 Castelo do Piau PI
    ( 86)99825.3370

    OBJETIVO
    Procura através deste uma oportunidade de um novo trabalho para obter conhecimentos a os mesmo tempo qual seja permitido como boa qualificação profissional dento da área, que for inserido, procurando sempre estimulando e atualizada na quilo que exige compromisso, atitudes e reponsabilidade.
    FORMACÃO ESCOLAR

    Ensino Superior Completo =Pedagogia , Estudando filosofia Já VIII
    Operador em microcomputador instituto Nordestina de computação
    Cargo horária 8 horas Período 15/2 a 1209/2004
    Seminário Municipal ,de Educação em Secretaria Municipal de Educação
    Carga horário 12 horas
    Período 09 e 10/10/2005
    Gerenciamento Administrativo Cursando
    Digitador Instituto Nordestino de Computação
    Carga Horário ;24 horas
    Período 21/9 a 21/12006
    Secretariado Instituto Nordestino de Computação
    Carga horário 8 horas
    Perdido 21/12 a22/12/2006
    Formação continuada de Professores de Educação
    Carga horário 120 horas
    Período 16/09/2006
    Capacitação da Pastoral da Criança ,um paleta com as famílias uma vez todos os mês das gestação ao primeiro ano devida do primeiro sexto ano de vida orienta sobre as alimentação e horta caseira.
    Carga horário 52 horas
    Período 26/05ª 25//09/20011
    Certificado, instituto Prisma de Ensino
    Curso de técnicas de Elaboração de Trabelho de Conclusão de curso TCC
    Carga horário de 45 horas de aulas
    Período 06/06/2017 a 11/06/2017

    EXPERIÊCIA PROFISSIONAL
    Cozinheira
    período 5 anos
    Vendedora Autónoma
    Auxiliar de sala da aula
    período 2007 a 20012
    Unidade Escolar André de Sousa Vieira



    DECLAROÇÃO
    Justificou cujos este documento seja, formação académica a qual teria como habilidade
    As competência vivenciadas, é pó meio deste terá em vista uma oportunidade, a ser reconhecida, e conquista um objetivos e fazer valer profissional com base as competência do dia a dia, conhecer e desenvolver.
    Francisca das Chagas Borges da Silva




    Castelo do Piauí 27/2/20018









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